(Agência Estado)
Depois de 18 anos rodando pelos corredores e gabinetes do Congresso, em Brasília, o Brasil poderá ter, ainda este ano, uma Política Nacional de Resíduos Sólidos. A expectativa de que o texto chegue ao plenário para votação foi um dos fatores para a mobilização de empresários, em São Paulo, em um encontro promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais - LIDE, no Teatro Vivo.
O encontro reuniu lideranças ambientais e empresariais, além do deputado federal Arnaldo Jardim, relator da política de resíduos sólidos. Segundo o presidente da LIDE, João Dória Jr, os mais de 700 líderes que participam da organização estão subscrevendo um Manifesto pela Aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que será entregue diretamente aos deputados federais em um próximo evento, focado em sustentabilidade, em Brasília.
O encontro em São Paulo teve como foco a necessidade de um maior comprometimento do setor empresarial para que metas relacionadas à destinação final de resíduos possam ser alcançadas. Segundo Paulo Nigro, presidente da Tetra Pak, patrocinadora do encontro, não é possível trabalhar com políticas de reciclagem que não tenham escala industrial. "Temos de atuar para que os grandes volumes de resíduos sejam tratados como recursos e matérias-primas para diversos setores". (Agência Envolverde) |