(Fernanda Trisotto - Gazeta do Povo)
Volume de resíduos recolhido só no primeiro dia do ano em Matinhos, Caiobá e Pontal do Paraná é 20 vezes maior do que todos os dias anteriores da temporada juntos
O serviço de limpeza pública recolheu 60 toneladas de lixo na areia das praias nesta sexta-feira (1.°), após a virada de ano , de acordo o Instituto das Águas do Paraná, responsável pela coleta durante a temporada. Essa quantidade corresponde apenas aos resíduos de Matinhos, Caiobá e Pontal do Paraná. Só o lixo recolhido no primeiro dia do ano equivale a 20 vezes mais do que o volume recolhido nos outros 13 dias de temporada juntos: 3 toneladas.
O aumento no fluxo de turistas, que chegou a 2 milhões de pessoas no Litoral, de acordo com a Polícia Militar, influencia no resultado. O maior aumento foi em Pontal do Paraná, que gerou 18,25% a mais de lixo do que no ano passado. Em Matinhos, que recebeu cerca de 400 mil visitantes na virada do ano, o crescimento da geração de lixo foi de 15,6%. O menor índice foi em Guaratuba, que produziu 3,08% de lixo a mais que em 2009.
|