Busca de Produtos:
Catalogo Eletrônico de Produtos - Download
20/01/2010 - Maringá terá sistema pioneiro de gerenciamento de resíduos

(Marcus Ayres - Jornal de Maringá)

Na próxima quinta-feira (21), a Secretaria de Meio Ambiente de Maringá fará o lançamento do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos on-line (PGIR). O sistema busca tornar mais ágil o cumprimento das normas ambientais para as empresas instaladas ou que pretendem se fixar na cidade. De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Diniz Neto, o plano pioneiro no Paraná permitirá o controle em tempo real da quantidade de resíduos gerados por Maringá. “O município terá todas as informações sobre os geradores de resíduos, facilitando a fiscalização e garantindo a destinação correta”, explica em entrevista para a rádio CBN Maringá.

Com a mudança, todas as empresas que repassavam os laudos impressos sobre os resíduos, poderão cumprir a exigência direto pelo site da prefeitura, que fará o cadastramento eletrônico. Por meio dos laudos é possível conhecer o tipo, quantidade e destino do lixo produzido pelas indústrias da cidade, além de poder separar os resíduos por classe e tipo. Todas as normas técnicas preconizadas no Termo de Referência para elaboração do PGIR também estarão no site do município.

O lançamento do sistema acontece a partir das 11 horas, na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). O evento contará com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues e do coordenador estadual de Resíduos Sólidos, Laerty Dudas. Antes do lançamento, às 10 horas, na praça Napoleão Moreira da Silva, serão entregues duas prensas para as cooperativas de reciclagem CooperCanção e CooperMaringá. Os equipamentos foram doados pela empresa Tetra Pak, por meio do Plano Paraná e Tetra Pak em Ação – Longa Vida ao Meio Ambiente.

Plano

Coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e com base na legislação Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama),o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos visa informar os empreendedores sobre as suas responsabilidades legais e ambientais para o gerenciamento de forma integrada e planejada dos resíduos sólidos e líquidos, a partir de bases científicas e técnicas.

O plano é destinado especialmente a empresários e prestadores de serviços nas áreas e combustíveis, oficinas mecânicas, supermercados, restaurantes, hotéis/motéis, casas de eventos e indústrias de transformação, entre outros. Os empreendimentos geradores de resíduos considerados de Classe 1 (mais nocivos à saúde e ao meio ambiente) devem contratar empresas devidamente licenciadas pelos órgãos ambientais do Estado e do município para a destinação ambientalmente correta. De acordo com a assessoria de comunicação do município, entre os rejeitos de maior complexidade estão: lâmpadas, pilhas, baterias, óleos lubrificantes, tintas, graxas, pneus inservíveis e outros derivados de qualquer atividade ou processo produtivo.




Solumam - Soluções para o Meio Ambiente © 2008 - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserved
Rua Padre Anchieta, 2128 - Loja 06 - Térreo - CEP: 80.730-000
Bigorrilho - Curitiba - Paraná - Fone: (41) 3335-0381 | Fax: (41) 3336-4664