(Revista Sustentabilidade - Alexandre Spatuzza)
O governo federal pretende assinar convênios de gestão de resíduos sólidos com nove estados até o final do ano, que visam eliminar lixões e implemntar políticas para melhor aproveitar os lixo, informou o Ministério do Meio Ambiente em comunicado à imprensa.
A declaração foi feita durante a assinatura convênios com os estados Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Paraná, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Bahia em Brasília no dia 24 de fevereiro.
"Em 2010, vamos finalizar os estados que estão faltando", disse o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Silvano Silvério.
No evento, também foram assinados convênios com 12 municípios.
Os convênios canalizam recursos técnicos e financeiros do governo federal para municípios e estados elaboraram planos regionais de resíduos sólidos por meio de consórcios.
Segundo Silvèrio, os convênios também abrem caminho para projetos de captura e queima de metano nos aterros que se enquadram no mecanismo de desenvolvimento limpo.
Segundo o governo, a formação de consórcios é prioridade para a área. Baseados numa lei de 2005, levaram a 14 consórcios entre sete estados e 192 municípios formaram em 2009.
Estes convênios, que visam baratear os custos da gestão dos resíduos, devem resultar na construção de 38 aterros convencionais, 29 aterros de pequeno porte, 69 unidades de compostagem e 79 galpões de triagem, entre outras intervenções. |