(Agora Paraná)
O prefeito de Mandirituba Antonio Maciel Machado esteve reunido nesta terça-feira (6) com prefeitos que fazem parte do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos. Na ocasião a prefeitura de Curitiba através do prefeito Luciano Ducci anunciou o credenciamento de áreas da região metropolitana para implantação de aterros sanitários particulares, para recebimento do lixo de 19 municípios.
A medida é uma solução provisória para os municípios que utilizam o aterro da Caximba, que parará de receber o lixo em setembro, até que seja implantado em algum dos municípios participantes do Consórcio o Sistema Integrado de Processamento e Aproveitamento de Resíduos - SIPAR que aproveitará no mínimo 85% do lixo.
O credenciamento é uma alternativa até o desfecho da licitação do SIPAR que foi suspensa pela Justiça. Atualmente Mandirituba, Itaperuçu e Fazenda Rio Grande têm áreas em processo de licenciamento de aterros particulares. Ainda na reunião de ontem a secretaria Municipal de Meio Ambiente aprovou a entrada do município de Tunas do Paraná no Consórcio. Com isso 20 municípios da região metropolitana passam a debater soluções integradas de gerenciamento e tratamento do lixo. |