Busca de Produtos:
Catalogo Eletrônico de Produtos - Download
08/01/2011 - Aproveitando resíduos: Borra de café

Pó de café pode ser usado no combate dengue, para remove odores e é bom adubo orgânico e o Brasil consome anualmente 1 milhão de toneladas do produto. Em vez de jogar no lixo, vamos reaproveitar?

O pó de café, por ser um produto orgânico facilmente degradável na natureza, quando jogado no lixo comum, não causa danos ao meio ambiente. Mas ao reaproveitar o produto, o consumidor, além de diminuir o volume de resíduo doméstico, pode usá-lo para combater a dengue e até economizar em produtos de limpeza que podem ser facilmente substituídos pelo pó. A dica, portanto, é procurar aproveitar o material sempre que possível. Veja como fazer:

Prevenção contra a dengue: o pó é composto de substâncias que bloqueiam a reprodução dos ovos do mosquito da dengue, por isso, vale usá-lo para prevenir o desenvolvimento de focos da doença em residências, locais de trabalho ou outros ambientes. Para isso, o “truque” consiste em espalhar o pó (integralmente ou misturando com areia) em locais que acumulem água como pratos de vasos de plantas, ou até mesmo na terra do jardim ou poças que se formam com água da chuva.
Remoção de odores: o pó tem a capacidade de atrair e reter odores, removendo o mau cheiro de ambientes. Por isso, seque o pó de café ao sol e, em seguida, ponha duas a três colheres de sopa em recipientes abertos pelo ambiente infestado pelo cheiro ruim. O material deve permanecer durante pelo menos 48 horas. Se o cheiro não desaparecer completamente, substitua o pó e repita a operação. O método é válido para quartos, armários e até geladeiras e freezers.

Produção de adubo orgânico caseiro: o café é um produto orgânico, portanto pode ser usado para compor seu adubo caseiro para plantas e pequenas hortas, já que o pó contém nutrientes importantes para o solo e para plantas. Basta misturar o resíduo a outros compostos orgânicos, como cascas de frutas, verduras, ovos e misturá-los à terra a ser plantada.

- Mônica Pinto, nutricionista chefe e coordenadora de projetos da Abic, para a equipe do Instituto Akatu -




Solumam - Soluções para o Meio Ambiente © 2008 - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserved
Rua Padre Anchieta, 2128 - Loja 06 - Térreo - CEP: 80.730-000
Bigorrilho - Curitiba - Paraná - Fone: (41) 3335-0381 | Fax: (41) 3336-4664