(Gazeta do Povo - Ciro Campos)
Uma grande quantidade de lixo estava acumulada, nesta terça-feira (11), no trecho final da Avenida Atlântica de Matinhos, próxima ao Pico de Matinhos. Veranistas e comerciantes da região reclamam que a coleta não tem sido feita desde sexta-feira (7).
A dona-de-casa Alessandrina Gotti, de 74 anos, mora em Curitiba e há 40 anos tem uma casa no local. Ela conta que na temporada passada o caminhão passava até três vezes por dia, mas agora, desde a última sexta-feira o lixo não era recolhido. “O cheiro está horrível e tem catador de lata que passa aqui, revira o lixo e isso piora ainda mais a situação”, descreve.
“Já cheguei a ligar na prefeitura e reclamei. Disseram que o caminhão de lixo ia passar, mas até agora nada”, conta Érica Pegoraro, proprietária de um restaurante vizinho. Ela comenta que o problema da falta de coleta atrapalha o estabelecimento, pois as sacolas ficam despositadas na calçada.
Durante a temporada de verão, a coleta de lixo das cidades do litoral é responsabilidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Ao saber do caso, o coordenador do trabalho de limpeza pública do litoral, Everton Souza, disse que o problema seria solucionado.
“A Avenida Atlântica é um dos primeiros locais em que o caminhão passa”, afirma. Segundo ele não houve falha e de acordo com um dos funcionários que foi ao local coletar o lixo, a quantidade acumulada não era suficiente para ser de três dias sem coleta.
Souza garante que a coleta de resíduos é feita mais de uma vez por dia na região. Em razão das reclamações, o local receberá atenção especial da equipe responsável, afirmou o coordenador.
Às 11h50 a reportagem da Gazeta do Povo foi até o local e registrou o lixo acumulado. Por volta das 16h30 a reportagem retornou e constatou que a coleta havia sido realizada. |