Empresas e comércios que produzem grande quantidade de lixo, como shoppings e restaurantes, terão que apresentar planos de gerenciamento dos resíduos à Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba. Os estabelecimentos comerciais e indústrias que geram lixo acima de 600 litros por semana também serão obrigados a coletar e transportar os resíduos até o local de tratamento.
Desde janeiro a prefeitura está notificando estas empresas. Elas devem apresentar planos detalhados dos procedimentos de coleta, armazenamento e o tratamento final do lixo. “A intenção é melhorar a eficiência da separação nos estabelecimentos que já separam e cobrar a implantação de coleta seletiva aos que não fazem a separação", disse o superintendente de Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Mário Sérgio Rasera, pela assessoria de imprensa.
De acordo com a prefeitura, cerca de mil estabelecimentos precisam apresentar planos de gerenciamento de resíduos na capital. O prazo para entrega é abril. Além de multa, os estabelecimentos que não entregarem os planos terão os serviços de coleta de lixo cancelados. Os planos de gerenciamento são exigidos pela legislação ambiental, informa a secretaria. |