Busca de Produtos:
Catalogo Eletrônico de Produtos - Download
27/10/2009 - Catadores de materiais recicláveis pedem mais reconhecimento em seu trabalho

(Adital - Karol Assunção)

Apesar do importante papel que realizam para o meio ambiente e para a sociedade em geral, os catadores de materiais recicláveis ainda não têm o devido reconhecimento. Isso é o que afirma Luís Henrique da Silva, membro do Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis. A partir de amanhã (28) até a próxima sexta-feira (30), ocorre, em São Paulo (SP), a Reviravolta Expocatadores 2009, evento que pretende discutir os avanços e os desafios do Movimento.

Durante os três dias, cerca de 1.500 catadores e catadoras do Brasil e demais países da América Latina e do Caribe estarão reunidos para trocar experiências e discutir o desenvolvimento de políticas públicas de inclusão. De acordo com Luís Henrique, a intenção da Reviravolta Expocatadores 2009 é fazer um intercâmbio entre catadores e entidades e organizações que atuam na área de reciclagem.

Segundo o membro do Movimento dos Catadores de Reciclagem, apesar de os catadores já terem avançado em alguns aspectos, ainda têm muito a conquistar. "Antes não existia nada", afirma. De acordo com Luís Henrique, o principal objetivo deles é garantir a valorização do trabalho. "A gente busca reconhecimento e remuneração", defende.

Até agora, na opinião de Luís Henrique, a atividade dos catadores é destacada somente na área ambiental, como um trabalho que garante a preservação do meio ambiente. No entanto, há pouco incentivo financeiro para os trabalhadores. "A gente quer políticas públicas que garantam esse trabalho", comenta.

Luís Henrique critica o governo brasileiro por procurar outras soluções para o lixo e não reconhecer a atividade dos catadores e recicladores. Ele comenta, por exemplo, que, enquanto países desenvolvidos da Europa tentam erradicar a política de incineração do lixo, o Brasil tenta implementá-la. "A política de governo do Brasil está se voltando para a incineração", afirma.

Tal processo, segundo ele, ocasiona não só impactos ambientais, mas também sociais e econômicos. Por outro lado, Luís Henrique lembra que começam a surgir incentivos para a formação de cooperativas de reciclagem. "Há um esforço do governo para viabilizar créditos para as cooperativas, mas ainda é pouco", comenta.

Expocatadores

Entre os dias 28 e 30 de outubro, catadores, representantes governamentais e pesquisadores ligados à área de reciclagem e de desenvolvimento sustentável estarão reunidos em São Paulo na Expocatadores. A ideia é discutir o desenvolvimento de políticas públicas e mecanismos de financiamento e investimento no trabalho do catador.

O evento será composto por: encontro internacional de catadores de materiais recicláveis, seminário estratégico e feira para exposições de projetos relacionados à promoção da coleta seletiva, de máquinas e equipamentos e dos trabalhos realizados pelos catadores.

Mais informações em: http://www.expocatadores.com.br

(Envolverde/Adital)




Solumam - Soluções para o Meio Ambiente © 2008 - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserved
Rua Padre Anchieta, 2128 - Loja 06 - Térreo - CEP: 80.730-000
Bigorrilho - Curitiba - Paraná - Fone: (41) 3335-0381 | Fax: (41) 3336-4664